Passo a passo de como ser aprovado em um concurso público

banner pmsp

Antes de qualquer coisa, clique aqui para comprar a apostila do seu concurso

Estamos inaugurando um novo ponto de encontro dos concurseiros, onde os assuntos relacionados a concursos serão sempre priorizados neste espaço. Eu gostaria de começar nosso bate-papo falando sobre o sonho de ingressar no serviço público que, para ser concretizado, precisa de certos cuidados e regras que muitos candidatos desconhecem. Para haver diferença entre você e o “outro”, não basta comprar um monte de apostilas e estudar o dia inteiro, imaginando que o esforço será satisfatório. Não, não é, e as chances de você não obter êxito são imensas.

Milhares de candidatos buscam, a cada autorização de concurso anunciada ou edital lançado, uma vaga no serviço público. São homens e mulheres, de todas as idades, em busca de bons salários, estabilidade no emprego e a certeza de uma aposentadoria tranquila. No entanto, o “concurseiro” que realmente pretende se preparar bem deve seguir etapas, que vão desde a decisão pela área a ser estudada aos simulados, considerada a fase final de todo o processo que antecede as provas.

Quando ele decide estudar para concurso público, deu o passo fundamental, vislumbra o próprio futuro, mas não é tudo. É preciso que esse candidato, antes de mais nada, escolha a área que vai estudar para se debruçar sobre o conteúdo básico, aquele que será cobrado dentro de uma área específica, como fiscal ou bancária, por exemplo, independente do concurso que optar mais adiante. Seguindo esse primeiro passo, o de conhecimento das disciplinas básicas, ele terá uma boa base para quando sair o concurso pretendido.

Depois, é estudar o conteúdo específico exigido no edital. Com a publicação, o candidato poderá fazer um curso complementar, com os conteúdos que são novidade para ir se aprofundando nas disciplinas específicas, aquelas que não constam de conteúdos básicos.

É chegada a etapa seguinte, a de aplicar o que foi aprendido dentro da sala de aula, fazer exercícios de provas anteriores da mesma banca organizadora do concurso para o qual vem se preparando. Assim, o candidato saberá como aquela determinada banca exigiu aquele conteúdo naquela prova e até mesmo o que mais costuma cobrar ou não em cada disciplina.

Porém, nem mesmo após ter feito todas as provas anteriores o candidato pode pensar que chegou ao final da maratona. É quando deverá voltar suas atenções para os simulados. Eles darão a exata ideia de como será a “prova de verdade”, o processo de seleção, porque as questões são elaboradas por professores nos moldes da banca organizadora. Assim, o aluno poderá participar da experiência de se sentir como em um dia de prova: ele terá quatro horas para responder o mesmo número de questões que será exigido no concurso, com marcação de cartão-resposta.

É basicamente a simulação de uma prova. Mas para chegar a essa etapa, aconselho que o candidato não pule as demais, porque atropelaria todo o processo: primeiro estudar a teoria, fazendo uma turma básica ou estudando sozinho em casa; treinar a banca com exercícios e depois se preparar para qualquer prova que possa cair na mão dele. Assim, o candidato – que pode ser você! –  vai estar na frente dos demais que não fizeram simulados.

Também não esqueça de ler o edital com atenção para conhecer as regras do concurso; nele estarão todas as informações que você precisa para garantir sua inscrição e orientar seus estudos. Outra dica é examinar a sua rotina diária e definir os horários que dedicará ao estudo para ter organização e tranquilidade suficientes quando estiver entre os livros e apostilas.

Lembre-se que o desejo de ingressar em um órgão público multiplicou-se na mesma proporção que a dificuldade de conquistar bons empregos na iniciativa privada. As instituições governamentais oferecem salários, em geral, superiores aos pagos pelos outros setores, além da estabilidade oferecida. O número de inscritos em concursos públicos aumenta a cada ano, surpreendendo até as estatais e fundações que abrem as seleções. É gente que acredita que sonhos se transformam em realidade e que dependem apenas do esforço pessoal de cada um.

Bons estudos!

ap

24 COMMENTS

  1. Galera,
    Tenho 25 anos e sou oficial da policia mililitar de Minas Gerais….A dica é essa mesmo ..estudar,estudar e estudar..
    Tenham força de vontade,fé,e acredite no seu potencial.

  2. Pessoal é isso ai não devemos desistir nunca eu já prestei 3 concursos para policia militar sendo 2 da policia da bahia e 1 para sergipe cheguei muito perto.É dificil aceitar de não estar dentro mais não irei ninguem me impedir de realizar esse sonho,meu maninho mais novo é aluno e hoje eu me espelho nele rsrsrsr que ironia o mais velho se espelhando no mais novo kkkkkk mais é a vida abraço a todos ….

  3. Tenho vontade de ser PM, mas tenho uma filha e ela está muito pequena, ajudo minha mãe em casa e quase ñ tenho tempo pra estudar, mas vou tentar…

  4. PESSOAL,SABE QUAL O SEGREDO PARA PASSAR EM UM CONCURSO?
    ESTUDAR,ESTUDAR,ESTUDAR E ESTUDAR!!!
    NÃO ADIANTA,SE É RICO OU POBRE,TEM QUE ESTUDAR.
    E NÃO ADIANTA RECLAMAR QUE NÃO TE CONDIÇÕES,POIS QUEM QUER ESTUDAR,ESTUDA!

  5. Bom dia pessoal,

    Alguem pode me ajuda, estou querendo fazer a prova da PM de SP, mais não tive muitas chances de estudar, pois as escola publicas de Sp não são boas , mais gostaria de saber quais as materias e o que pode cair na prova.
    QUERO MUITO SER UMA BOMBEIRA MILITAR *-*

  6. quando vc passa quanto tempo passa para se chamado sera que algue me tira essaa duvida e o q e recomendavel pra mim estuda para a prova escrita

  7. gostaria muito q eu pudesse fazer o concurso da pm do rn é meu sonho,mais ja tenho 32 anos e não sei se posso fazer mais este concurso.

  8. não tenho muito tempo pra estudar mas mesmo assim ñ vou desistir de passar neste concurso e garantir minha vaga na pm é o eu quero e vou mim esforçar para isso. não importar só o estudo mas o esforço tb vale, muitos passam o ano todo estudando se acham o tal e acabam perdendo.

  9. Queria saber se muitas pessoas como eu que trabalha e nao tem muito tempo, de estudo posso passar no concurso da PM? Quais as chances.?

  10. Galera! o policial militar, só poderá aposentar-se com 60 anos no máximo.É por isso que os editais comunicam a idade minima de 18 anos e máxima de 30.Não se iludem vejam os editais.

  11. tenho 31 anos de idade e faço 32 em setembro desse ano,ainda posso fazer e participar do concurso da pm do rj? gostaria muito de entrar para a segurança pública do rio de janeiro.

  12. eu fui soldado nu ano pasado do exercito e o meu sonho e entrar na corporasão da pm mais eu tenho um poplema eu não tenho condisão para estudar e pacar um cursinho eu estou cuidado da minha filha trabalho dia e noite para sustentala em tão pesso a vosa senhoria que mim ajude pq deus ira te ajudar em tudo que vc presizara na sua vida eu quero ser mas uma criansa que com sequil realisar seu sonho o brigato e fique com deus que eu ja estou com ele ….

  13. eu nao tenho condicoes de pagar um cursinho,como faço para ser aprovada no concurso da pmmg soldado?eu quero ser aprovada trabalho,cuido da casa,do meu filho nao tenho tempo suficiente para focar nos livros…

    • sou GERENTE DE RESTAURANTE TENHO BOM COESIMENTO MORU EM SALVADOR E PRETENDO EMTRA NA POLICIA PRA REFOCA MAIS A SEGURANCA.

LEAVE A REPLY