Publicado em : 15 de outubro de 2012

psicoteste em concursos

A Avaliação Psicológica consiste na utilização de técnicas psicométricas e projetivas.

Mas, até que ponto podemos confiar nas técnicas projetivas utilizadas?

As técnicas projetivas aplicadas são questionáveis por uma série de estudiosos, pois as mesmas não apresentam características que tornem indubitáveis os resultados, não devendo, portanto seu resultado ser considerado absoluto e incontestável. Estas técnicas são criticadas por não serem capazes de captar uma quantidade de dados suficientemente favoráveis que lhes garantam validade.

A transformação de uma técnica projetiva em um instrumento psicométrico, não é recomendada por especialistas, conforme o entendimento de estudiosos do assunto:



“Sem dúvida os instrumentos psicológicos de medida, no mundo e na sociedade atual, precisam apresentar determinadas características que justifiquem a confiança que é depositada nos resultados que produzem. Para que possam ser considerados e tomados como legítimos e confiáveis, precisam apresentar dados favoráveis de fidedignidade e validade. Todo instrumento de avaliação psicológica, psicométrico ou projetivo, antes de ser editado, comercializado e utilizado, deve passar por um exame de suas qualidades psicométricas. Especificamente sobre as técnicas projetivas é possível referir que são, de maneira geral, categorizadas como recursos destinados a eliciar o processo de projeção, propiciando a emergência de material que é interpretado sob a ótica de uma teoria da personalidade. Logicamente, não se pode transformar uma técnica projetiva em um instrumento psicométrico, sendo evidente, como afirmam Macfarlane e Tuddenham (1976), que dentro de requisitos mais estritos, seria difícil harmonizar o tipo de abordagem projetiva com certos critérios rígidos e tradicionais da psicometria mais ortodoxa. (…) Muitas críticas que ressaltam problemas metodológicos são procedentes em relação a uma série de técnicas projetivas. Isto tem provocado um declínio e até a impossibilidade do uso das mesmas, tanto na clínica como na pesquisa, apesar da popularidade de muitas delas. (…). Tem como base a Teoria Geral dos Sistemas, que preconiza que o comportamento e as características pessoais dos indivíduos só podem ser entendidos como resultantes da interação com os outros membros da família. Assim, para compreender a individualidade, é necessário avaliar as variáveis do sistema familiar, uma vez que os problemas individuais não têm um sentido, mas sim uma função no contexto mais amplo em que surgem. (ORIGINAL SEM GRIFOS). WERLANG, Blanca Susana Guevara, FENSTERSEIFER, Liza e DE LIMA, Gabriela Quadros. Teste Aperceptivo Familiar (FAT): técnica projetiva de avaliação psicológica. Aval. psicol., dez. 2006, vol.5, no.2, p.255-260. ISSN 1677-0471.

Portanto, as técnicas projetivas têm apenas a capacidade de evidenciar emergência de material que é interpretado sob a ótica de uma teoria da personalidade, portanto é uma técnica de aferição passível de erros, pois, a avaliação está condicionada à interpretação humana, característica que pressupõe que a avaliação é realizada a partir de critérios subjetivos e conseqüentemente suscetíveis à possibilidade de falha na avaliação do candidato.

Para aqueles que perderam no chamado “psicoteste” só lhes resta procurar um advogado para impetrar um Mandado de Segurança.

Exibindo 7 Comentários
Dê a sua opinião
  1. anderson.love disse:

    Nunca fiz esse comcurso mais min esforcarei para min fazer galerinha tambem desejo sorte para vc..

  2. Rogério disse:

    Eu esto no cadastro reserva praças de saúde no número 39 ,e sou de 22/06/1981,vou ser convocado? e também fui convocado para soldado pmam todavia não tive acesso a tempo.

  3. cledson b. pedreira disse:

    eu pertir no psicoteste para o cargo de agente penitenciario-mg, esta semana, mas entrei com recurso mas sei que o recurso pode não adianter,pois eu vou procurar um advogado. vc achar que eu posso ganhar o direito de continuar no curso. se possível enviar resposta ficarei muito grato

  4. claudia natalia soares disse:

    tenho duvida das questão , qual seria pra faze uma boa prova

  5. darlete disse:

    quero fazer o concurso da PM,SEI Q É DIFICEL,MAS NÃO IMPOSSIVEL,VOU ESTUDAR O MAXIMO Q PUDER.

Deixe um comentário

Seu site

XHTML: Você pode usar estes códigos para personalizar seu comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>