Publicado em : 15 de outubro de 2012

Teste de Aptidão Física (TAF) – 10 dicas para se preparar

Antes de qualquer coisa, clique aqui para comprar a apostila do seu concurso

Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Civil etc – praticamente todos os concursos policiais exigem Testes de Aptidão Física (TAF) para que os candidatos aprovados assumam o cargo. Como boa parte dos concurseiros nunca realizaram testes deste tipo, muitas dúvidas existem sobre as necessidades de treinamento e a forma de proceder para garantir a aprovação, depois que o fardo das provas escritas foi deixado para trás.

Neste texto, trazemos dez dicas para os candidatos se orientarem acerca dos Testes de Aptidão Física dos concursos policiais, evitando erros bobos, que costumam deixar muita gente de fora. Se você tem outras sugestões, deixe sua opinião nos comentários:

1. Procure um profissional
Quando se fala em Teste de Aptidão Física, estamos falando de saúde. E, como sabemos, existe uma gama de profissionais que estudam e sabem exatamente o que é necessário para que cada indivíduo alcance determinado desempenho físico: médicos, nutricionistas, professores de educação física etc. Assim, é importante que você busque esses profissionais para diagnosticar necessidades e criar um plano de tarefas (de exercícios a dietas) para alcançar seus objetivos.

2. Conheça os testes
Tem gente que só descobre quais são os testes físicos que irá realizar no dia da prova. Desde quando o edital do seu concurso é publicado, é necessário saber especificamente quais são as metas que você precisa alcançar: tempo e deslocamento da corrida ou natação, número de repetições de flexões ou abdominais, modos de realização dos exercícios, proibições etc. Ignorar uma simples especificidade pode fazer com que você treine em vão, e corra o risco de ser reprovado.

3. Evite “excesso de treinamento” dias antes do TAF
Há casos de candidatos que se sobrecarregam de treinamento pouco tempo antes do Teste, pensando em conseguir desempenhos melhores. Este é um comportamento inadequado, principalmente porque o excesso costuma estar ligado à incidência de lesões, o que pode incapacitar o candidato a realizar um teste, por mais simples que ele seja.

4. O teste é físico. E psicológico…
As condições físicas, é claro, são essenciais para ser aprovado no TAF. Mas é preciso que, no momento do Teste, o candidato esteja suficientemente calmo e concentrado, ciente de sua capacidade de realizar os exercícios propostos. Imagine, por exemplo, realizar flexões de maneira inadequada e ter que repetir os movimentos, por pura falta de concentração. Ser aprovado torna-se muito mais difícil… Saiba sobre Psicoteste clicando aqui.

5. Não espere ser aprovado
Além de ter que tomar conhecimento das especificidades do Teste de Aptidão Física assim que ele for publicado em edital, os candidatos devem logo se preocupar em treinar para o teste assim que o concurso for aberto – ou mesmo antes, baseado em testes de concursos anteriores. Quanto mais tempo tiver para o treinamento, menos isso exigirá de você. Além do mais, é importante lembrar que exercício físico é saúde, algo que precisamos não só para um teste, principalmente se você quer ser policial.

6. Procure um parceiro
Treinar sozinho pode ser monótono e chato. Um parceiro que tenha os mesmos objetivos que você pode ser útil e incentivador, evitando prorrogações de treinamento. Há quem reúna grupos de candidatos em uma mesma cidade para realizar atividades físicas conjuntas, dividindo até mesmo os custos com professores de educação física.

7. Cuide da alimentação
Você corre, nada e malha durante a semana, mas não deixa de lado os exageros que fazem com que mantenha o sobrepeso: lembre-se que o que você come tem muito a ver com seu desempenho em atividades físicas. Pessoas com sobrepeso tendem a ter mais lesões e menos disposição física para os exercícios. Por isso, cuide de sua alimentação.

8. O dia anterior…
Dormir bem, não consumir bebida alcoólica ou realizar qualquer atividade que prejudique seu desempenho durante o TAF é essencial. Se preocupe também com o que irá comer na manhã em que o teste será realizado. Estar bem hidratado e ter comido algo leve – frutas geralmente são indicadas – ajuda muito.

9. Equipamento
Durante o treinamento e quando estiver realizando os exercícios no próprio TAF, é recomendável que o candidato esteja com equipamentos adequados para cada atividade. Se preocupe com o tênis que irá utilizar, sunga e óculos de natação entre outros insumos. Em alguns testes, são exigidos equipamentos específicos, sem os quais até se proibe a participação no TAF.

10. Você não está competindo!
Para efeito do Teste de Aptidão Física, não importa se você chega à frente dos outros candidatos na corrida ou na natação, ou se realiza mais flexões ou abdominais que os demais. O que importa é atingir o índice exigido no edital, que, no momento da execução do TAF, você já deve saber muito bem. Se arvorar em competição entre os candidatos pode lhe cansar e fazer com que você perca o teste.

Exibindo 39 Comentários
Dê a sua opinião
  1. Jeová Bispo da Trindade disse:

    Fui convocado para ocurso especial de SGT PMBA, tenho 44 anos e gostaria de saber a tabela pela idade dos apoio, abdominais, corrida e corrida de 50m.

  2. Eduardo disse:

    quantas barras fixas tem q fazer p escrivao?

  3. jussara disse:

    queria saber ate em quantos metro podemos se escrever ?

  4. natalia disse:

    oi,quero saber,eu estou fazendo ensino medio termino o ano que vem 2014,vou fazer o concurso da policia milita sera ele me chamam.
    e quem nao saber nadar eles ensinam?

  5. chupa priquito disse:

    são tudo chupa rola..

  6. cleitongomes disse:

    quem quer não desiste tão facil cegue em frente

  7. Nicco disse:

    Gostaria de saber se a abdominal tem algum apoio no pé? Nossa é muito difícil fazer me de dicas pra mim conseguir fazer. Falta 12 dias pro teste do meu concurso

  8. luciana disse:

    entao estou estudando, para o concurso de gari mas, nao estou conseguindo treinar, a barra e nem o abdominal o que faço? meu tempo ta terminando

  9. millena disse:

    gente eu gostaria de saber se quem esta cursando o ensino média, pode fazer a prova da PMSP? me ajuem…

  10. Tolerância Zero disse:

    Eu não li direito…”homens usam sunga, e mulheres usam o quê?” Bem, ultimamente, venho percebendo que nos TAF’s, especialmente, nos testes de Piscina (natação), as mulheres vêm usando PALETÓ E GRAVATÁ, em respeito ao princípio da Isonomia, e levando-se em conta o fato de elas lutarem por direitos iguais. É mole?

  11. hellen disse:

    nas provas fisicas na nataçao homem usa sunga e mulher???

  12. claudia natalia soares disse:

    estou concusado ensino medio , quero tenta esse ano pra pm
    quero ajuda vocês pode mem dar uma dica para mem ajuda.

    • guilherme disse:

      Primeiro você tem que aprender a comunicar-se em português padrão. Perceba que você mal conseguiu comunicar suas idéias na frase acima. Não leve a dica como uma crítica destrutiva, mas pelo seu nível de escrita sua interpretação de texto também deve ser básica. Procure uma gramática voltada para concursos e comece a estudar logo, pois se quiser chegar no TAF, você vai precisar melhorar e muito seus conhecimentos sobre a língua.

  13. marcella lyma disse:

    gostaria muito de saber quando inicia as inscriçoes pra o consurso da pm 2013,queria saber como posso mim preparar….esse é o primeiro concurso que pretendo fazer e estou um pouco perdida.

  14. eduardo tavares cruz disse:

    fe em deus que ele e justo !!!!

  15. Boa tarde pessoal queria dem alguém q fez o taf quantos abdominais eles pedem quantas flexões de braço e quantos metros no maximo tem q percorrer pra alcançar 100 pontos valeu fico no aguardo.

  16. jhony disse:

    vou dia 3 de abril no taf da pm sp…e estou esperando chamar pro exame medico da guarda civil campinas

  17. rodrigo disse:

    quanto tempo e TAF e quando recebe o salario normal

  18. Dário disse:

    Alguem sabe me dizer se no dia do taf póde entrar algum acompanhante ? Tipo namorada,irmão????

  19. Marines disse:

    POR FAVOR!
    Alguem pode me dizer se…
    Natação é obrigatorio somente para quem vai fazer para BOMBEIRO MILITAR ou não
    OBRIGADO!!!

  20. Anderson Junior Cruz disse:

    BOM E DE FUNDAMETAL INPORTANCIA SE PREPARAR UM MES ANTES PARA VOCE NÃO TER NEM UMA SURPRESA SE VOCE ESTIVER BEM FISICAMENTE NATURALMENTE VOCE CONSEGUIRA COM SUSSEÇO A SUA APROVAÇÃO JUNIOR CRUZ BOMBEIRO CIVIL BOA PROVA AMEM

  21. higo lui nogueira siqueira disse:

    nao estou conseguindo encontrar a portaria que fala sobre o taf alguem pode me da uma dica,higo.

  22. diniz disse:

    ô fernando não vai na do joelton não, pq no pará tem sim q fazer as flexao em 4 apoios inclusive eu tambem passei e consigo fazer 24 flexoes e olha q to com quase um mes treinando flexao.

  23. Michel Souza disse:

    Eu estou muito feliz com abertura do edital da pmba 2012.obrigado Senhor!

  24. Fernando disse:

    Pessoal, tô treinando pro TAF da PMPA 2012. Só que até o momento só consigo realizar 23 flexões em quatro apoios das 25 que pede e não consigo realizar nenhuma flexão na barra perfeitamente (passando o queixo acima da barra), já as abdominais e a corrida eu consigo, alguem tem alguma dica de como melhorar meu desempenho nas BARRAS?

    • joelton disse:

      Fernando voce tem que ler o edital com atenção pelo jeito vc não leu,lá no edital fala a portaria que vc deve ler, no mesmo descreve os testes que tera e as regras dos mesmos, nesse concurso só tera 3 testes físicos, será BARRA FIXA DINÂMICA OU ESTATICA CORRIDA DE 50 METROS E A CORRIDA DE 2.400 METROS, E TERA NATAÇÃO PARA QUEM FOR FAZER PARA BOMBEIRO MILITAR, aportaria é a 050 cg 08 da uma olhada lá que vc vera tudo.

  25. Thaís disse:

    Excelentes dicas! O lance da bebida alcoólica é verdade, no ano passado não passei no TAF da PM-SP porque havia ingerido cerveja no dia anterior ao teste, reprovei logo no primeiro, flexão de braço, agora aprendi a lição, nada de bebida alcoólica antes dos testes!!!!

  26. Lee Oliveira disse:

    Pessoal parabens pelas otimas dicas, com certeza isso vai me ajudar muito. Um bom dia a todos e boa prova.

  27. Adriano disse:

    Meu nome é Adriano Pinheiro Nunez Junior , tenho 17 anos , e estou completando o 1° grau do ensino médio , meu sonho é servi a Polícia Militar . Queria saber com detalhes oque é necessário estuda ou faze para segui carreira. Que tipo de prova física ou prova escrita , quem pode me ajuda com essas duvidas ( eu agradeço) .

    • Lee Oliveira disse:

      Cara, dá uma lidinha no edital, la vc encontra quase tudo, vlw.

    • marcos disse:

      Adriano,primeiramente vc tem q terminar o ensino médio, apos isso esperar um novo concurso q por ventura pode acorrer daqui a 4 ou 6 anos..ou até antes; e outra coisa, se vc realmente tem esse sonho de ser PM saiba q ñ e fácil e uma profissão diferente de qualquer uma q vc imagina, mas percebo q é algo q vc deseja muito então por isso ñ desista, persista, é importante; peça sempre a Deus sabedoria e tenha muita fé naquilo q vc quer. “e nunca deixe q alguém fale q vc ñ pode fazer,pois quando temos fé e muita vontade , conseguimos tudo” abraço

Deixe um comentário

Seu site

XHTML: Você pode usar estes códigos para personalizar seu comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>