Publicado em : 20 de maio de 2012
BA / Estados | Por admin

Edital do concurso da PM-BA será divulgado depois do São João

O novo processo seletivo para a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) játem a quantidade de vagas e a previsão para o início das inscrições. De acordo com a entidade, foi autorizada a abertura de concursopúblico para 3,4 mil vagas de soldados policiais e bombeirosmilitares. “A previsão é contratar 2 mil soldados em agosto deste anoe 1,4 mil em agosto de 2013”, informou a PM-BA, em nota publicadano site oficial da corporação. A notícia veio cinco meses após osecretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, confirmarà Cartão de Ponto três novos editais em 2012 para as políciasmilitar, civil e técnica.

Na época, ele disse que a previsão é contratar, de formaescalonada, 5 mil policiais militares e mais mil civis e técnicos até aCopa do Mundo, em 2014. O edital para o primeiro concurso, o da PM-BA, está previsto para ser publicado logo após o São João. Umafonte do governo adiantou que está aguardando um sinal verde daProcuradoria Geral do Estado (PGE). Ele disse que o órgão estáanalisando as questões jurídicas da contratação da empresaresponsável por realizar o processo seletivo.

“Acredito que até o final deste mês teremos um posicionamento daPGE. Depois disso, é seguir os trâmites burocráticos para acontratação da empresa organizadora escolhida. Já fizemos, inclusive, as tomadas de preços”, destacou, complementando:  “Com a empresa contratada, vamos sentar para detalhar melhor as regrasdo edital. A previsão é que o mesmo seja publicado no final de junhoe início de julho”. Hoje, o salário bruto de um soldado da PM-BA é de R$ 2.152,29, incluindo o soldo e a Gratificação por Atividade Policial(GAP III).

Exibindo 65 Comentários
Dê a sua opinião
  1. christiano rocha disse:

    gostaria de saber ,se em 2014 irá sair o concurso de soldado da pm da bahia até os 35 anos,obrigado.

  2. Flávio disse:

    tenho tatuagens só que nao é amostra, será que sou eliminado do concurso?

  3. Flávio disse:

    Tenho tatuagem no peito e em cima do ombro, será que sou eliminado do concurso??

  4. MAGNO disse:

    quero muito ser hum policia militar tenho o 2 grau completo tenho 173 de altura meu pesso e 80klg sei muito da policia sou muito emformado em fim e meu sonho der militar

  5. oi pessoal. gostaria muito de saber como faço pra entrar pro COE (companhia de operações especias)?
    fico agradeçido com a ajuda
    só tenho 16 anos mas viso meu futuro com pm baiano

  6. Tiago disse:

    Gostaria de saber se haverá isenção da taxa de incricão?

  7. Tamyres disse:

    Galera boa tarde,
    Estou concluindo o terceiro ano, agora em 2012.
    Gostaria de saber se eu posso me inscrever e fazer o concurso da pm ?
    obrigada!

  8. ari disse:

    auguem pode nin dizer quando sera o procimo

  9. ACIONE OLIVEIRA disse:

    boa noite galera quero saber se o edital do concurso da PM vai sair esse mês de agosto pq quero me escrever,,e onde vai ser a prova?? e os trenamento??

  10. MARLEY disse:

    ESTÃO COMENTANDO NAS ENTRE LINHAS QUE VAI PEDIR INGLÊS OU ESPANHOL…

  11. mateus disse:

    eu moro em são paulo a 5 anos e quero muito se tornar um policial militar da do estado da bahia … e como faço pra mim escrever no concurso?? onde q eu pego o edital ?
    para eu estudar abraços… e quando será o concurso e onde ?

  12. Olá pessoal vejo que muitas pessoas querem fazer este concurso, eu também pq o meu maior sonho e que um dia eu possa ser um bom PM, mas eu fico com receio porque eu só tenho 18 anos e acho que isso não é vantagioso.
    Alguma novidade é só me avisar vlw galera boa sorte para todos

  13. Ademilton Alves disse:

    Boa noite galera, gente será que este edital ainda vai sair este ano? não aguento mais esta espectativa e nem uma noticia. Se alguem tiver alguma novidade fala ai.
    valeu gente.

  14. joao b oliveira disse:

    tenho 31 vou fazer,poeque e um sonho passa e passando depois os advogados resolve,vamos fazer pessoal

  15. Ilton junior disse:

    Olá amigos,

    Eu vi no edital do concurso passado da PM/BA que a CNH só foi exigida a quem prestou para o CFO, não para soldado.

    Será que nesse próximo edital será exigida a CNH para soldado também?

  16. Mironi luiz disse:

    A respeito do comentario do nosso amigo Junior trinchão, é isso mesmo irmão to contigo, tudo é possivél ao que crer, eu creio nessa palavra, de conquista de vitória, pois todos nós temo capacidade se nos esforçarmos, aí galera só em acreditar que é possível é sem dúvida um grande passo dado, então lute e vamos nessa com muita fé, e jamais esquecendo que Deus que sempre o melhor pra nós então tbm dê sempre seu melhor pra Deus.. um forte abraço a todos e acredite sempre em vc, eu acredito em mim, Deus acredita em nós. fiquem na PAz todos e boa sorte.

  17. Adriano Almeida disse:

    Gostaria de saber, se é verídico que a idade máxima para concorrer ao concurso passará de 30 anos para 35anos?
    Desde já agradeço.

  18. A CAMINHADA PARA ALCANÇAR UM LUGAR NO FUNCIONALISMO PÚBLICO É MUITO ÁRDUA; CANSATIVA; MAS RECOMPENSADORA QUANDO ALCANÇAMOS NOSSOS OBJETIVOS, TRABALHAR E ESTUDAR COMO É MEU CASO, NÃO É NADA FÁCIL, TRABALHO DE TURNO, MINHA FOLGA É POUQUÍSSIMA, E TENHO QUE ADMINISTRAR UM LAR, SEI QUE É A REALIDADE DE MUITOS, E GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM OS COLEGAS CONCURSEIROS QUE, ASSIM COMO EU, SONHAM ALTO, SEMPRE MANTENDO OS PÉS NO CHÃO. SE VOCÊ NÃO TEM TEMPO DE SOBRA PARA ESTUDAR, FAÇA ISSO ONDE PUDER: NO INTERVALO DO ALMOÇO; À CAMINHO DO TRABALHO; EM CASA; SEMPRE LEVO MEUS LIVROS ONDE FOR, NÃO ESQUECENDO DE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS, FAZ BEM AO CORPO E À MENTE, UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA MEDIDA DO POSSÍVEL, ETC. RECENTEMENTE FUI APROVADO EM 4º LUGAR NO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE ALAGOINHAS, A CONCORRÊNCIA ERA ASSUSTADORA, MAS, LUTEI, SOFRI, RALEI E OBTIVE ÊXITO, TEM O TAF, ESTOU EM STAND BY, E SEI QUE POSSO MELHORAR CADA VEZ MAIS, É POSSÍVEL SIM, BASTA SE ESFORÇAR, TRABALHAR COM AFINCO, E COM CERTEZA MEUS COLEGAS, ALCANÇAREMOS LUGARES ALTOS, POIS TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRER, E NÃO ESQUEÇAM QUE JESUS TEM DE SER O ALVO PRINCIPAL DAS NOSSAS VIDAS, FIQUEM COM DEUS E BOA SORTE À TODOS!. “JUNIOR TRINCHÃO”.

  19. vanessa disse:

    PESSOAL BOM DIA ALGUEM SABE INFORMAR SE JA SAIU O EDITAL DO CONCURSO DA PM PARA A BAHIA?
    GRATA

  20. Maria disse:

    Tenho 30 e faço 31 em abril de 2013 será que dar tempo eu fazer esse concurso ? deve ter até 30 anos no ato da inscrição ou após a conclusão de todas as etapas ?

  21. joelton disse:

    galera só lembrando vcs este edital provalvelmente terá a matéria lingua estrangeira(inglês)estudem pois devido a copa do mundo a fundação carlos chagas colocara esta matéria no edital.

  22. Jose roberto disse:

    Olà tenho 31 anos mas meu sonho é ser policial militar serar que eu posso passar no concuso?

    • sandra disse:

      Claro que vc pode passar no conurso todos nós somos capazes quando queremos.Eu acho que vc queria saber se com 31 anos poderia ingressar na policia correto?Sabe-se que a idade máxima para ingresso são 30 anos,mais vai um conselho;ESTUDA pra valer e faça sua prova,acho dificil ñ conseguir ingressar c uma ação judicial por causa de uma diferença de 1 ano.Só n pode colega se arrepender por ñ ter tentado valeu!abraço!

    • paulo disse:

      VEJA O QUE O SUPREMO TRINAL FEDERAL FALA SOBRE A IDADE LIMITE PARA INGRESSO NAS FORÇAS ARMADAS.
      APARTIR DE JANEIRO DE 2012 SERÁ EXTINTO LMITE DE IDADE,SE O SUPREMO FEDERAL DISSE ISSO.É A LEI MAIOR DO QUE A ESTADUAL.
      TENHO 31 ANOS VOU FASER TAMBEM.

      PASSEI NO CONCURSO DA PM RJ FUI ATÉ O PSICOLOGICO.FALTVA O TOXICOLOGICO,MAS DESITIR MUITO ONGE TENHO FAMILIA E TENHO QUE CUIDAR DELA

      • paulo disse:

        Você está aqui: Home / Últimas notícias / Limite de idade em concurso das Forças Armadas deixará de existir a partir de 2012
        Limite de idade em concurso das Forças Armadas deixará de existir a partir de 2012
        22 de fevereiro de 2011 Por Blog Aprova Concursos 453 Comentários

        Atenção: O PRAZO PARA O LIMITE DE IDADE NOS EDITAIS FOI PRORROGADO. CONFIRA AQUI.

        O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente que, a partir de janeiro de 2012, as Forças Armadas não poderão mais exigir, em edital, limite de idade para admissão em concurso.

        Órgãos como Exército, Marinha e Aeronáutica, que costumam convocar candidatos entre 16 e 24 anos, dependendo do cargo, serão obrigados a contratar os candidatos aprovados, independente da idade que eles possuam.

        Os ministros entenderam, por unanimidade, que a imposição de limite idade por intermédio de ato administrativo é inconstitucional , uma vez que a Constituição determina que só uma lei pode fazer isso. Além de inconstitucional, o limite de idade por meio de edital esbarra na súmula 14, vinculante do STF, a qual determina que “não é admissível por ato administrativo restringir em razão da idade inscrição em concurso para cargo público”.

        Quem entrou na Justiça contestando o limite de idade nos concursos das Forças Armadas terá esse direito assegurado, afirmaram os ministros.

        Fonte: Agência Brasil

        • paulo disse:

          ENQUANTO A PM,ACHO QUE SE O CANDIDATO PASSOU NO EXAME FISICO,DE SAUDE ETC..,É PORQUE É CAPAZ.
          VEJO MUITOS 40 QUARENTOES E CINQUENTOES DANDO SHOW EM MOLEQUES DE 18 ANOS.

          A CONSTITUIÇAO DIZ:TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI

          • Barbosa disse:

            Paulo,eu também queria muito que a idade limite fosse aumentada,mas,infelizmente, o estatuto do policial militar prevê, amparado pela constituição federal, que a idade mínima é 18 e a máxima 30 anos. Abraço!

  23. Graziela Merces disse:

    Em relação ao CNH é sim obrigatório a parti desse concurso e a empresa a noticia a FCC que fará a prova.

  24. Graziela Merces disse:

    Olá galera está proximo de sair o edital todo mundo esperando e estudando vamos lá!!!!

  25. Sandra disse:

    Pois é amigo Carlos,o colega q escreve ENVIAVÉL ainda quer discutir a duvida q respondi a colega em releção a idade q ta no ESTATUTO DO POLICIAL MILITAR DA BAHIA ñ sou eu quem disse e sim o estatuto.Só pra te informar colega cada estado possui seu estatuto próprio e o de Brasilia ñ é o mesmo q o da BAHIA.Recursos existem sim,e podem e devem ser utilizados,mais o q muda é decisão da justiça o estatuto continua lá do mesmo jeito até q autoridades competentes concluam q devem ser mudados.Uma dica estuda o estatuto viu!Pois este também cai na prova!abraço

  26. Natalia disse:

    Ola queria saber a altuma minima para as mulheres … eu tenho 1,47 e gostaria muito de fazer o concurso aqui pra PM DA Bahia fico no aguardo …

  27. Anderson disse:

    tem que ter quanto de altura ?

  28. cristina disse:

    galera,me dê algumas informações;só pode fazer o concurso se tiver habilitação?e as enscriçóes só iniciará pós o edital sair?

  29. Jakson disse:

    Ai galera…estudando para o concurso da pm, alguem tem alguma especulação sobre quem será a empresa organizadora do concurso da pm bahia.

  30. Adelino Novais da Silva disse:

    alguem tem noticias que vai ser a banca que vai apricar a prova

  31. tatiane disse:

    é preciso ter cnh para participar do concurso?

  32. tatiane disse:

    queria muito fazer o concurso mas so vou fazer 18 em agosto sera que tem alguma possibilidadede pelo menos fazer a prova? e dpois se eu passar me chamarem quando eu completar a maior idade q sera esse ano

    • Darleido Aires da Silva disse:

      Querida concerteza vc pode fazer o certame, vc tem que ter 18 ano completo quando vc passar em todas as etapas e for chamado para fz a matricula.

  33. joelton disse:

    galera vcs prestem atenção, o edital saíra depois do são joão não fiquem se perguntando e perguntando ums para os outros não!! fique de olho o edital saíra no fim de junho até o inicio de julho, guardem isso aí falou!!!

  34. fabiano andrade disse:

    quando abri as inscricricoes me informen,aguardo

    • Maria disse:

      Oi Fabiano..Conselho,não espere alguem te avisar..Simplismente fique atento no site.Se estar dizendo que sera depois do sao joao..Otimo..Entao fica a dica..

    • Tiago Arantes disse:

      Oi Fabiano, eu o conselho não esperar mesmo, lembro que, quando fiz, eu recebi o local e data da prova dias depois pelo correio… fique atento no site. Agora o importante não é data e sim estudar… tem site que segue um edital antigo, já ajuda bastante. E tem os assuntos básicos da prova como: Noções de direito; penal, administrativo, humanos e constitucional. Geografia e História do Brasil, raciocínio lógico quantitativo, Atualidades (fique ligado na notícias) e língua portuguesa (Interpretação e Redação. Fica a dica… espero que ajude !

      • Barbosa disse:

        Concordo com o Tiago Arantes. O mais importante é que você comece a estudar o quanto antes, pois a concorrência será enorme. Lembrando que ,na língua portuguesa,além da interpretação existe também compreensão de texto, que são dois pontos diferentes da prova. Abraços, futuros praças!

  35. samuel disse:

    Gostaria que os organizadores, aumentase a idade dos participante, para no minimo 35 anos.
    Pois tenho 33 e gostaria de participar. Aguado resposta obrigado. F/ COM DEUS.

    • joelton disse:

      samuel nesse caso da idade não é os organizadores, a idade para ingressar na pm está prevista em lei na constituição federal, portanto os deputados estadual e federal da Bahia tem que criar uma nova lei almentando a idade para o ingresso na pm espero te ajudado.

      • sandra disse:

        Na verdade colega,a questão da idade está no estatuto do policial militar o minimo de 18 e o máximo de 30 anos.Tendo em vista que um policial militar tem um plano de carreira de 30 anos,ficaria inviavel para a policia militar estender essa idade máxima para 35 anos sendo que a idade para um policial se aposentar são 60 anos.Mais nada é impossivel.

        • Fagner disse:

          Porque, enviável? Quem aposenta-se com 60 pode muito bem aposenta-se com 65, e assim ninguém fere a constituição, se tem lei a para ser cumprida, ou não? Jovem sem descriminação, preocupe-se apenas em estudar, só pra lembra, tenho 28 anos, lembro a que quem fizer e passar, é só com uma ação judicial alegando inconstitucionalidade que ganha, pois, se observarem estar acontecendo concurso para PMDF e lá a idade máxima é de 35 anos este ano. Abraço!

          • David disse:

            Com o aumento da idade viria tambem a concorrencia, kkkkkkk pra mim tinha que diminuir até os 26 anos e colocar superior completo habilitação A e B e altura minima 1,78 kkkkk

          • Carlos disse:

            Não é ENVIÁVEL seu animal, e sim INVIÁVEL seu burro!!!Vá estudar pra fazer o concurso para guardador de carros, pq o da PM-BA você não vai passar nunca!!!!

          • sandra disse:

            Pois é amigo Carlos,o colega q escreve ENVIAVÉL ainda quer discutir a duvida q respondi a colega em releção a idade q ta no ESTATUTO DO POLICIAL MILITAR DA BAHIA ñ sou eu quem disse e sim o estatuto.Só pra te informar colega cada estado possui seu estatuto próprio e o de Brasilia ñ é o mesmo q o da BAHIA.Recursos existem sim,e podem e devem ser utilizados,mais o q muda é decisão da justiça o estatuto continua lá do mesmo jeito até q autoridades competentes concluam q devem ser mudados.Uma dica estuda o estatuto viu!Pois este também cai na prova!abraço

            [[[

          • Marcus Galiza disse:

            Fagner,

            Bom dia ! sou soteropolitano e moro em Brasília a dois anos.aqui em Brasília não procede que a idade máxima é 35 anos e nem que está acontecendo concurso PMDF.

  36. jeferson carlo dos santos disse:

    galera sera q ja tem a data çerta do edital do concurso

  37. Terminei o segundo grau esse ano, será que eu posso fazer o concurso para PM ?

Deixe um comentário

Seu site

XHTML: Você pode usar estes códigos para personalizar seu comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>