Publicado em : 7 de julho de 2012

Abertas as inscrições para o concurso da PM, com 1.040 vagas; saiba como fazer a sua

Começa nesta sexta-feira (6) o prazo de inscrição para o concurso da Polícia Militar de Alagoas. Estão sendo oferecidas 1 mil vagas para o cargo de soldado combatente e 40 para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). Os interessados podem se inscrever para participar da seleção acessando o site do Centro de Seleção e de Promoções e Eventos (Cespe).

Segundo o edital, as inscrições poderão ser feitas a partir das 10 horas de hoje e vai até 23 horas e 59 minutos do dia 27 de julho. Durante o prazo, o candidato deve clicar aqui para ter acesso à página de inscrição.

A taxa de inscrição para o cargo de soldado é de R$ 70 e para oficial, R$ 90. Também é possível a isenção deste valor para os que comprovarem ser carentes, doadores de sangue ou desempregados, conforme as exigências do edital.

Os candidatos que concorrerão ao cargo de soldado farão provas de línguas portuguesa e estrangeira, informática, ciências sociais, matemática e legislação pertinente ao policial militar. Já para o cargo de oficial, além destas, as provas também terão conteúdos de literatura brasileira e ciências da natureza.

Os candidatos aprovados na prova objetiva (de múltipla escolha) e discursiva (texto dissertativo de no máximo 30 linhas) passarão ainda pelo teste de aptidão física, avaliação médica das condições de saúde e psicológica, apresentação e comprovação documental e investigação social.

A data provável para a realização das provas objetivas e discursivas é o dia 30 de setembro pela manhã para soldado e no período da tarde para oficial.

Entre as exigências para o certame está a idade de ingresso, que é de 18 a 30 anos, além da conclusão do Ensino Médio até a data de início dos cursos de formação. É necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter aptidão física e intelectual para o cargo, ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo na categoria B, possuir bons antecedentes, entre outros.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Exibindo 10 Comentários
Dê a sua opinião
  1. regis Nunes disse:

    Sou militar da reserva,vcomar de canoas RS,eu posso ser militar ativo da PM,sim ou não?…
    Ao governo do Estado do rio grande do sul?….

  2. Maceió é a capital com mais assassinatos de jovens e crianças
    13:44 – 18/07/2012
    Da Redação

    Estudo mostra que Maceió registrou 79,8 assassinatos a cada 100 mil jovens e crianças em 2012
    Alagoas é o estado que possui as maiores taxas de homicídios de crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, de acordo com o Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil. A pesquisa revela que, em 2010, foram assassinadas 34,8 crianças ou adolescentes a cada 100 mil em Alagoas.
    Entre as capitais do país, Maceió também figura como a que detém os maiores números de homicídios de crianças e adolescentes, com 79,8 assassinatos a cada 100 mil. O segundo lugar ficou com a cidade de Vitória, que apresenta apenas 3 homicídios a menos que a capital alagoana.
    O estudo, baseado em dados do Ministério da Saúde, aponta um crescimento de 375,9% na taxa de homicídios entre crianças e jovens no Brasil. O país aparece como o 4º do mundo mais violento para esta faixa da população e o 12º com maior número de mortes em acidentes de trânsito.
    Em 2000, Alagoas registrava uma taxa de 10,1 homicídios a cada 100 mil crianças ou adolescentes. Em 10 anos, houve um crescimento de 245,4% no número de assassinatos. O estado do Espírito Santo vem logo atrás de Alagoas, com 33,8 homicídios a cada 100 mil crianças ou adolescentes.
    São Paulo é a capital que apresenta o menor número de homicídios de crianças e jovens, com uma taxa de 5,3 assassinatos por 100 mil. O estado que apresenta o índice mais baixo de homicídios nesta faixa é Piauí, registrando 3,6 assassinatos de crianças e jovens a cada 100 mil.

  3. ivano disse:

    Queria saber se a prova vai ser 50% de conhecimentos gerais e 50% de conhecimento específicos (direito).

    alguem sabe ?
    pois no edital não tem informando nada referente a divisão de matérias.

  4. adriana pereira disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. JACKES WAGNER disse:

    tenho 50 anus poço faser a prova?
    alguein pode me responder?

  6. Joselia de gois ferreira disse:

    Eu sempre quis ser policia e eu gostaria muito de vencer esse concurso!!!q!

  7. luciano disse:

    queria ser policial para manter a ordem e a paz

Deixe um comentário

Seu site

XHTML: Você pode usar estes códigos para personalizar seu comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>